Toolbar Lateral

Menu de Navegação

Plataforma de investimento social privado 

A Klabin implementa e apoia programas alinhados à sua plataforma de investimento social, cujo foco é dirigido às linhas de atuação de desenvolvimento local, cidadania, educação ambiental e cultura. As iniciativas têm como objetivo gerar impacto socioambiental positivo e potencializar a economia das comunidades prioritárias. 

Apoio à gestão pública 

Com o intuito de fomentar a gestão pública participativa, a Klabin promove o Programa de Apoio à Gestão Pública junto a 14 municípios prioritários. São oferecidas a eles capacitações e consultorias para aperfeiçoar o seu planejamento e melhorar a aplicação dos recursos públicos, como os provenientes de impostos pagos pela Companhia, por exemplo. 

Os 14 municípios onde a iniciativa já foi implementada são estes: Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Sapopema, Tibagi, Reserva, Curiúva, Rio Negro, Ventania (no Paraná), Otacílio Costa, Correia Pinto, Lages (em Santa Catarina), além de Angatuba (em São Paulo) e Goiana (em Pernambuco).  

Em 2023, esses municípios tiveram seus Planos Plurianuais monitorados pela gestão pública com o apoio de consultoria especializada oferecida pela Klabin, além da avaliação da efetividade de implementação das ações. 

O programa é pautado a partir de indicadores de progresso social, descritos a seguir.

prosper/invest social- revelar texto

Índice de Progresso Social

O site Território 2030, no qual estão disponíveis os indicadores que compõem o Índice de Progresso Social (IPS) dos territórios dos Campos Gerais, no Paraná, como o município de Telêmaco Borba (foto), e do Planalto Serrano, em Santa Catarina, regiões de atuação da Klabin, foi atualizado com dados até 2022. São 56 indicadores distribuídos em três dimensões – Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos de Bem-estar e Oportunidades –, que avaliam 12 municípios do Paraná e 15 de Santa Catarina. Em 2024, será feita nova atualização, quando serão registradas as informações de 2023 e inserido o IPS de Goiana (PE). Com base no IPS, podem-se configurar uma melhor organização territorial e a aplicação programada de recursos a curto, médio e longo prazo, sempre alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Fóruns de Desenvolvimento Local 

Nos Fóruns de Desenvolvimento Local, foram promovidos encontros nos seis municípios que adotam a iniciativa em parceria com a Klabin, entre os quais Angatuba (SP) e Goiana (PE). Em 2023, uma contribuição especial foi a discussão sobre as receitas orçamentárias dos dois municípios. Os mais de 30 participantes nos dois fóruns aprenderam a acessar e a interpretar as bases de dados orçamentárias e, a partir das discussões, entenderam como podem pleitear sugestões e alternativas junto ao poder público local. 

Pesquisa de avaliação do Programa Matas Sociais 

O Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis promoveu a primeira pesquisa de avaliação com produtores rurais beneficiados pela iniciativa de agricultura familiar que a Klabin desenvolve, desde 2015, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e com o Sebrae.  

Realizado em 11 municípios do Paraná e em cinco de Santa Catarina, o Matas Sociais auxilia pequenos e médios produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação à legislação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. 

prosper/invest social - blocks 1 US

850

propriedades rurais foram atendidas desde o início do programa, há oito anos, com a doação de mais de 377 mil mudas nativas.

92,9%

dos entrevistados avaliam positivamente o programa.

prosper/invest social - blocks 2

310

produtores rurais participaram da pesquisa, realizada em 2023.

86,3%

produtores rurais reconhecem os benefícios ambientais do programa.

57,3%

dos produtores rurais registraram aumento na renda após a parceria com o programa.

46%

dos produtores ampliaram a comercialização dos alimentos produzidos.

prosper/invest social - blocks 3

57,9%

reduziram a utilização de agrotóxicos. 

66,9%

elevaram a produção de alimentos.

70%

dos entrevistados percebem a melhoria na saúde como um dos benefícios da produção agroecológica ou orgânica.

Tenho recebido assessoria no meu sítio e percebido uma melhora na propriedade como um todo. Todas as orientações postas em prática agregam valor aos nossos insumos e nos ajudam a atingir novos patamares.

Ilario Cizanska,

produtor atendido pelo Matas Sociais e secretário da Coopercandi - Cooperativa de Cândido de Abreu (PR)

Klabin Semeando Educação 

Desde que teve início, em 2017, o programa Klabin Semeando Educação já beneficiou 146 escolas e impactou positivamente mais de 1.200 profissionais de ensino. A iniciativa é voltada para a formação continuada de professores de educação básica em língua portuguesa e em matemática. Além disso, apoia o fortalecimento da gestão escolar, beneficiando a rede pública municipal. Seu objetivo principal é a melhoria do desempenho das escolas em indicadores oficiais de avaliação, entre os quais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Klabin Semeando Educação é realizado em 20 municípios de atuação da Klabin no Paraná, em Santa Catarina, em São Paulo e em Pernambuco.  

Seis cidades já registraram avanço na pontuação do Ideb: Imbaú, Sapopema e Ortigueira (no Paraná), Correia Pinto e Lages (em Santa Catarina) e Goiana (em Pernambuco). 

prosper/desnv local - table

Formações em 2023 

Local

Escolas

Professores e gestores

Goiana

20

191

São Paulo

22

257

Santa Catarina

48

197

Paraná

163

1.015

Total

253

1.660

Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira formou, em 2023, 101 profissionais dos cursos técnicos em Operações de Máquinas Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas e Agronegócio. A instituição, projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná e com a prefeitura de Ortigueira, é a única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina. 

Desde que, em 2020,  foi inaugurada, com o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais, a escola, até agora, já formou 250 alunos nos cursos técnicos de Operações de Máquinas Florestais e Manutenção de Máquinas Pesadas. No total, 56% dos formados foram contratados, 48% pela própria Klabin. Dos 61 alunos formados no curso de Agronegócio, a maioria menores de 18 anos, 20 foram contratados como jovens aprendizes por uma empresa fornecedora da Klabin. As contratações dos recém-formados reforçam o compromisso com a educação e as oportunidades no mercado de trabalho nas regiões em que a Companhia atua. 

Projeto Educação Digital 

Realizado pela FazGame em parceria com a Klabin e a Secretaria Municipal de Educação de Imbaú (PR), o projeto Educação Digital é um piloto que teve início em 2024. O objetivo da iniciativa é que, com o uso da plataforma FazGame para a criação de games narrativos, sejam reduzidas as lacunas de aprendizagem de língua portuguesa entre estudantes do 3º, do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Rodrigues dos Santos.  

Destinada a estudantes do Ensino Fundamental, a FazGame é uma plataforma que impulsiona o letramento digital e a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da criação de games narrativos com suporte de Inteligência Artificial para análise da escrita. 

O projeto possui três etapas: realização da formação FazGame para os professores da escola, utilização da plataforma pelos professores com acompanhamento, suporte e mentoria da equipe FazGame e avaliação dos resultados. A ideia é replicar para as demais escolas públicas municipais de Imbaú e nas secretarias municipais de Educação apoiadas pela Klabin. 

Programa Klabin Caiubi pelo Clima 

O programa Klabin Caiubi pelo Clima tem o objetivo de capacitar educadores da rede estadual de ensino sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente. Professores e gestores escolares recebem orientações sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas, além de aprenderem meios de abordar o assunto com os alunos e registrar as emissões de GEE de suas respectivas escolas. 

Em 2023, 160 estudantes e educadores de escolas dos municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Imbaú participaram de ações do programa, que incluíram visitas para identificar e avaliar as fontes de emissão de GEE, bem como treinamento e preenchimento dos inventários de GEE das escolas, referentes a 2022. 

Programa de Resíduos Sólidos 

O Programa de Resíduos Sólidos tem foco na coleta seletiva com a inclusão social das cooperativas de profissionais da reciclagem e no engajamento comunitário para estimular o descarte correto e a destinação ambiental adequada dos resíduos. É conduzido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi em sete municípios do Paraná (Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Telêmaco Borba, Tibagi e Sapopema), com o apoio da Ambipar Environment, que atua com consultoria especializada na estruturação das cooperativas e na articulação de parcerias entre esses grupos, o poder público e a sociedade. 

Entre as principais ações desenvolvidas em 2023 estão a doação de notebooks, tablets e impressoras para auxiliar as cooperativas em atividades contábeis, relatórios e controle. Três balanças para a pesagem dos resíduos coletados também foram doadas para as cooperativas de Telêmaco Borba, Rio Branco do Ivaí e Imbaú, conferindo mais agilidade ao processo e melhor controle da comercialização de resíduos pelas instituições.  

Em Rio Branco do Ivaí, um galpão novo, construído pelo município com o apoio da consultoria, conta com design produtivo voltado à realidade da cooperativa e à busca de melhor fluxo de produção. Já o município de Ortigueira está recebendo apoio na reestruturação de um novo galpão para sediar a cooperativa do município.  

Telêmaco Borba registrou a entrega de sacolas retornáveis para armazenar os materiais recicláveis descartados pelos moradores em todo o município. O mesmo caminho está sendo traçado em Rio Branco do Ivaí, que iniciará, ainda em 2024, o Plano de Ação para a implantação da coleta seletiva, ao mesmo tempo que começam as operações na cooperativa.  

Desde que foi remodelado, em 2021, o programa já contribuiu para um incremento de cerca de 84% na renda dos agentes de reciclagem. Em 2023, as cooperativas de Telêmaco Borba passaram a processar o vidro, material até então não comercializado na região. A cooperativa RECICLATB se transformou em Franquia Social. 

prospe/invst social - blocks 4

Mais de

3.180

toneladas de resíduos foram recuperados nas instituições de reciclagem em 2023.

O número é

13%

maior que o registrado em 2022.

Além disso,

1.783

pessoas foram envolvidas em ações de educação ambiental.

prosper/invest social - text banner

Programa Bacia Escola 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariaíva, no Paraná, o programa Bacia Escola avançou em 2023, quando 500 alunos puderam participar de ações de conscientização ambiental voltadas ao ensino fundamental e de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal no Rio Três Bocas, que abastece parte da população do município e é sede do programa. 

Incentivo ao esporte 

A equipe de atletismo do Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, no distrito de José Lacerda, município de Reserva (PR), atingiu o melhor resultado da história com a conquista de 123 medalhas nos Jogos Escolares ao longo de 2023. Os atletas integram o projeto Superação, patrocinado pela Klabin há dois anos, com foco na formação e na inclusão social de crianças e jovens da região. Em 2021, quando o projeto ainda não contava com patrocínio, os atletas conquistaram 60 medalhas. 

Mais do que o aumento no número de medalhas conquistadas, estamos comemorando a ampliação de perspectivas para os jovens da região, que estão literalmente descobrindo novos horizontes – muitos viajando por todo o estado e alguns pelo Brasil - por meio do esporte. 

Mauro Santos,

treinador de Atletismo do Projeto Superação

prosper/invest social - galeria

O Projeto Encantos dos Imbaú é tudo para nós. A música transforma vidas. Às vezes, a criança chega agitada e ela interage com outras crianças. O afeto transforma e o vínculo afetivo que eles criam é muito importante.

Soeli Almeida,

treinador de Atletismo do Projeto Superação

Cards Rodapé menu prosperidade

Banner

Economia sustentável

link
Banner

Destaques ASG

link
Banner

P&D e Inovação

link