Klabin
125 anos construindo o futuro
Em 2024, a Klabin completa 125 anos de atuação. Ao longo de mais de um século de atividades, a Companhia vem trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável. A busca do crescimento contínuo é amparada em recorrentes investimentos tanto em tecnologia, inovação, eficiência e pesquisa como em ações voltadas ao cuidado com as pessoas, ao meio ambiente e ao enfrentamento das mudanças do clima.
Nesse sentido, a Klabin se destaca pelo pioneirismo, por exemplo, no manejo florestal em forma de mosaico, que mescla a floresta nativa conservada com a floresta plantada, contribuindo na formação de corredores ecológicos, na conservação do solo e na preservação de nascentes.
A preservação ambiental guia o trabalho das operações industriais e florestais da Companhia, que seguem práticas orientadas à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, para construir soluções renováveis, recicláveis e biodegradáveis.
O principal objetivo é contribuir para uma economia sustentável e inspirar as escolhas sustentáveis do consumidor final, priorizando a geração de valor para investidores, colaboradores, parceiros de negócios e a sociedade como um todo.
Perfil da Companhia
Economia que mantém materiais e produtos em circulação pelo maior tempo possível. Na economia circular, objetiva-se a eliminação dos resíduos, aperfeiçoando o design dos materiais, dos produtos, dos processos e dos modelos de negócio, com a utilização de materiais recicláveis, reciclados, compostáveis e/ou biodegradáveis.
VER GLOSSÁRIO
Operações
A Klabin possui 751 mil hectares de florestas, sendo 374 mil hectares produtivos para plantio de pínus e eucalipto e 315 mil hectares de mata nativa conservada. Toda a área florestal própria, localizada em São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, tem suas práticas de manejo certificadas pelo FSC®– Forest Stewardship Council® (FSC - C007520, FSC - C022516 e C023492) e pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification).
Do total de madeira utilizada em 2023 para abastecer as fábricas, 51% vieram de florestas próprias e 49% foram adquiridos, seguindo as normativas de certificação FSC®– Forest Stewardship Council® (FSC - C007520, FSC - C022516 e C023492). Do total adquirido, foram 31% de madeira certificada comprada de terceiros e 18% de madeira com origem controlada. A Companhia também comercializa a madeira que produz para os mercados moveleiros e de construção civil.
A Klabin é a única empresa brasileira a produzir e a fornecer ao mercado três tipos de celulose – fibra curta (proveniente do eucalipto), fibra longa (extraída do pínus) e fluff (especialmente produzida com a fibra longa do pínus, utilizando 100% de matéria-prima nacional) – em uma mesma unidade industrial, projetada especialmente para essa finalidade.
Os papéis e cartões produzidos nas unidades da Klabin, com celulose própria de fibra longa e curta, atendem a rígidos padrões de qualidade e sustentabilidade mundiais. Para reforçar o compromisso de entregar ao mercado produtos com ainda mais qualidade, a Klabin deu início à operação da MP28, construída para fabricar papel-cartão e kraftliner. Com o início da operação dessa máquina, somada à produção da MP27, a Klabin amplia sua capacidade produtiva para 4,6 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.
Entre as empresas referência em embalagens do Brasil, a Klabin se destaca pela produção de caixas de papelão ondulado e de sacos industriais. Em 2023, a Companhia concluiu a expansão da Unidade Horizonte (CE) e avançou nas obras do Projeto Figueira, a fábrica de papelão ondulado em Piracicaba (SP), que conta com duas onduladeiras, nove impressoras e práticas voltadas à melhoria ambiental dos seus processos, como o reaproveitamento de água de chuva. No dia 22 de abril de 2024, a Klabin iniciou a operação da Unidade Figueira, que tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas anuais.
Premiações
A segunda geração do EcoLayer, embalagem em papel sack kraft de fibra longa, levou o prêmio bronze de inovação no Grand Prix Award 2023 da Federação Europeia de Fabricantes de Sacos de Papel Multifoliado (Eurosac). A instituição reconhece anualmente as inovações em sacos ou bolsas que agreguem valor à indústria por meio de desenvolvimentos sustentáveis e características especiais.
A Companhia foi uma das grandes vencedoras de 2023, levando o prêmio em quatro categorias: “Desenvolvimento Florestal”, “Fabricante de Papel para Embalagem”, “Segurança do Trabalho” e “Sustentabilidade”. A premiação elege os fabricantes, fornecedores e profissionais do setor de papel e celulose que se destacaram no período.
A Klabin venceu na modalidade “Práticas de Sustentabilidade”, na categoria “Processos para Grandes Empresas”, com o case Planta de Sulfato de Potássio. Na ocasião, a Companhia foi reconhecida, ainda, entre as quatro empresas que obtiveram a melhor pontuação na avaliação.
A Companhia conquistou o primeiro lugar da categoria “Sustentabilidade” do Prêmio Melhores do Agronegócio, organizado pela Revista Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian. A publicação avalia empresas por desempenho e gestão e lista as maiores em mais de 20 segmentos do agronegócio.
A Klabin subiu ao pódio em cinco categorias da premiação com embalagens para os clientes Nespresso, Sun Limes, Predileta, Sylvamo e Ovos Korin, além de conquistar o prêmio “Top Five”, dado às cinco empresas que mais venceram pela Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital, a ABFLEXO.
A Klabin foi premiada no 3SAward com a maior pontuação na categoria “Melhor Fornecedor – Produtor de Celulose”. A avaliação é feita pelo sistema de pré-qualificação dos fornecedores da Sofidel com base nos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, que analisa as questões ambientais, sociais e econômicas e o desempenho de sustentabilidade de seus fornecedores.
A Companhia é uma das vencedoras do Prêmio Fritz Muller, na categoria “Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre”, com o projeto CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPNE Complexo Serra da Farofa.