Múltiplos usos da madeira
Do desenvolvimento à aplicação
O trabalho de Pesquisa Industrial da Klabin tem sido voltado a aplicações cada vez mais sustentáveis para os produtos, como barreiras renováveis e biodegradáveis, a fim de atender às demandas do consumo consciente. Em 2023, a área reforçou sua atuação nessas aplicações e ampliou a integração com a área de Pesquisa Florestal, dando enfoque à eficiência operacional e ao melhor uso de recursos naturais.
Líquido negro obtido por meio do processo de pirólise, no qual a biomassa é submetida a altas temperaturas em um ambiente isolado com pouco ou nenhum oxigênio. É utilizado principalmente como combustível para o aquecimento e a geração de energia elétrica.
VER GLOSSÁRIO
Projeto com a Tetra Pak para encontrar alternativas de fonte renovável para adesivos e substituição de alumínio
Parceria com a Caldic, distribuidora de químicos, para utilização de lignina na produção de antioxidante para borrachas, substituindo componentes de base fóssil
Identificação de oportunidades para o uso da lignina em processos internos da Klabin, confirmados com testes industriais nas unidades de embalagens
Participação em eventos
A participação da Klabin em eventos de renome nacionais e internacionais, em 2023, reforça a sua relevância no estímulo à criação de novas tecnologias no seu segmento de atuação. Durante o 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel, da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), por exemplo, um dos eventos técnicos mais importantes do setor no Brasil, a embalagem com tecnologia antiviral orgânica desenvolvida pela Klabin foi um dos destaques.
Parceiros no Brasil e no exterior
O investimento em P&D+I para o desenvolvimento de novos produtos e a realização de convênios com outras organizações estão entre as metas da Agenda Klabin 2030. Em 2023, foram investidos R$ 35,6 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial e R$ 24,3 milhões na frente de P&D+I florestal. As instituições com as quais a Klabin manteve parceria em 2023 estão listadas a seguir:
-
Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)
-
Comitê de Produtores – Tappi Nano
-
Embrapa Florestas
-
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)
-
Melodea
-
Pine Chemicals Association International
-
Research Institutes of Sweden (RISE)
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
-
Unicamp
-
Universidade de Karlstad (Suécia)
-
Universidade Católica de Leuven (Bélgica)
-
Universidade de Toronto
-
Universidade do Estado da Carolina do Norte
-
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Universidade Estadual de Ponta Grossa
-
Universidade Federal de Lavras
-
Universidade Federal de Uberlândia
-
Universidade Federal de Viçosa
-
Universidade Federal do Espírito Santo
-
Universidade Federal do Paraná
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
VTT Technical Research Centre of Finland