Fornecedores
Fornecimento de madeira
A manutenção de parcerias sólidas com produtores rurais constitui importante apoio na trajetória de expansão da Klabin. Do total de madeira utilizada em 2023, 49% foram adquiridos seguindo as normativas de certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C007520, FSC-C022516 e FSC-C023492), 31% foram madeiras certificadas de terceiros, e 18%, madeiras de origem controlada.
O sistema de fornecimento de madeira para a Klabin engloba parceiros de iniciativas como o Programa Plante com a Klabin ou produtores independentes, engajados em ações que visam a manter a qualificação e a procedência da madeira, como o Programa de Madeira Controlada, ou ainda, em ações de incentivo ao cumprimento das certificações florestais.
Fornecedores de produtos e serviços
Como proposta de valor para a gestão de fornecedores, a Klabin procura manter uma cadeia de valor sólida e resiliente, com base em boas práticas ao longo de todo o ciclo de vida produtivo. A gestão de uma complexa rede de fornecedores, que representa um significativo volume financeiro, para atender às 23 unidades da Companhia, representa um desafio constante.
A Klabin subscreve o Pacto de Erradicação do Trabalho Escravo, assumindo o compromisso de cruzar dados de fornecedores que estejam na “Lista Suja do Trabalho Escravo”, elaborada pelo Ministério do Trabalho e Empregabilidade, com sua base cadastral, buscando eliminar riscos associados às práticas trabalhistas e aos direitos humanos.
Nos últimos anos, a Companhia vem trabalhando para aumentar a gama de fornecedores avaliados nos critérios ASG (inclui Meio Ambiente, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis) por meio da EcoVadis, plataforma que atesta o estágio de maturidade dos fornecedores nesses requisitos.
ECOVADIS
Aumento de 13% no número de fornecedores avaliados por meio da EcoVadis foi registrado em 2023.
CADEIA DE VALOR
Um total de 7.858 fornecedores de produtos e serviços integrava a cadeia de fornecimento da Klabin em 2023.
APRIMORAMENTO
Foi elaborado o Código de Conduta de Fornecedores, que começa a ser aplicado em 2024.