Toolbar Lateral

Menu Exibir

Manejo com segurança hídrica 

A metodologia de manejo florestal hidrosolidário com foco em segurança hídrica territorial, implantada pela Klabin de forma pioneira no setor, busca contribuir para a proteção de microbacias hidrográficas e para a segurança hídrica das comunidades presentes no entorno das unidades florestais. 

A estratégia busca atingir equilíbrio entre a produção florestal e a produção de água, considerada a integração das diferentes necessidades do insumo, incluindo comunidades vizinhas e processos ecológicos.

glossário - Klabin/ Futuro - Manejo com segurança hídrica

Conjunto de práticas que viabilizam a adequada orientação do uso do solo e de outros recursos naturais com o intuito de produzir bens e serviços ambientais sem afetar o solo e a água.

VER GLOSSÁRIO

Consumo de água

A redução de 20% do consumo específico de água até 2030, tendo como base o ano de 2018, é uma das metas KODS. O consumo específico é o resultado da quantidade de água retirada da fonte menos a quantidade de efluente tratado e devolvido para a fonte. 

A implantação de iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial em 100% das localidades onde a Companhia atua também é uma das metas da Agenda Klabin 2030. Uma área é denominada internamente de estresse hídrico quando atinge índices superiores a 20% da proporção entre o total de água retirado anualmente e o fornecimento renovável anual disponível. Para fazer esse controle, a Klabin monitora as suas unidades por meio do uso da ferramenta WRI Aqueduct, que permite priorizar ações necessárias para evitar impactos em territórios mais vulneráveis. 

Para detectar os riscos relacionados à dependência e ao consumo de água em áreas de estresse hídrico, a Klabin elaborou um relatório de monitoramento da vazão dos rios e do volume de chuva das regiões onde as fábricas estão localizadas, buscando antecipar possíveis cenários de desabastecimento de água e identificar alternativas. Esse relatório é acompanhado pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Água que, além de apoiar a gestão estratégica desse recurso, contribui com a definição de ações necessárias para minimizar impactos nessas regiões e identificar oportunidades de redução do uso de água na Companhia. 

Os resultados obtidos no ano são, em geral, afetados diretamente pelo processo de início e comissionamento das novas operações da Companhia. Em 2024, essas operações deverão alcançar estabilidade, atingindo a capacidade projetada. O monitoramento contínuo do consumo de água nas atividades da Klabin será mantido para assegurar a permanência dos bons resultados. A Companhia reforça o compromisso de atingir a meta de redução de, no mínimo, 20% no consumo específico de água até 2030. 

fut renovavel/uso água - blocks 1

97,3%

das operações de colheita florestal sob o manejo com segurança hídrica

29,8%

de redução do consumo específico de água industrial

74%

das localidades com iniciativas para aumento da segurança hídrica

Gestão de efluentes 

Antes de retornarem aos corpos hídricos ou de serem direcionados ao sistema de tratamento municipal, 100% dos efluentes do processo industrial da Klabin são tratados nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), e monitorados tanto internamente, pela própria Companhia, como externamente, por empresas certificadas e acreditadas, com resultados de qualidade verificados por auditorias externas.  

glossário - Klabin/ Futuro - Gestão de efluentes

Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), tem como objetivo não só fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e possíveis riscos futuros como também propor opções de adaptação das políticas e de mitigação de danos.

VER GLOSSÁRIO

fut renovavel/uso água - blocks 2

banner

98,7%

do total de água captada em 2023 foram utilizados nas operações de produção de celulose e papel

banner

A Unidade Puma tem capacidade instalada de tratar todos os seus efluentes industriais na planta de tratamento terciário, atendendo os padrões mais exigentes, como a IFC

Desafios 

A gestão dos recursos hídricos é um desafio permanente para as operações florestais e industriais, principalmente em regiões de estresse hídrico. A Klabin vem estudando metodologias para quantificar os impactos positivos da gestão sobre os recursos hídricos na preservação de florestas nativas e na qualidade da água nas microbacias. 

A Companhia mantém o desafio de otimizar o uso de água, considerando os aumentos de produção previstos com a expansão nos próximos anos. 

Como acontece com a gestão dos aspectos relacionados às mudanças climáticas, a Klabin quer promover o engajamento de diversos envolvidos nessa temática. Em 2023, o principal tema do Programa Klabin Caiubi, voltado para a educação ambiental, foi a segurança hídrica, reforçando junto às escolas municipais das regiões onde atua a importância da preservação dos recursos hídricos. 

Cards Rodapé menu futuro renovável

Banner

Governança Corporativa

link
Banner

Destaques ASG

link
Banner

Economia Sustentável

link