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Reforço da segurança cibernética

A democratização do uso das tecnologias dentro da Klabin é importante para a competitividade dos negócios. No entanto, todo o processo deve ser feito de forma segura em relação aos sistemas e às informações. Para guiá-la na construção de uma cultura de cibersegurança, a Klabin possui diretrizes sobre postura, boas práticas e atribuições necessárias à prevenção e à mitigação de riscos e ataques cibernéticos. O conteúdo tem como base as normas ISO 27001 e IEC 62443. Entre as principais ações nessa frente, está a integração da cibersegurança ao ambiente fabril, com foco no aumento da maturidade de diversos processos.   

Atualmente, a Klabin está coberta por seguro cibernético que, além de ser mais uma camada de proteção, pode ser considerada uma chancela externa aos processos de cibersegurança da Companhia.  

Capacitação interna

Uma das metas (KODS) é a inclusão de 100% dos colaboradores diretos e indiretos na linguagem digital até 2030. O alcance do objetivo passa por um plano completo, que inclui palestras, workshops, divulgação de vídeos de segurança e simulações de ataques. O processo é cíclico, constante e pode ser atualizado conforme mapeamento de novos riscos. 

Todos os profissionais próprios da Klabin devem, obrigatoriamente, concluir a trilha de capacitação em segurança cibernética disponível no Portal ENK. Já os colaboradores terceiros têm contato com o tema a partir de vídeo apresentado no momento da integração. 

Em 2023, a Klabin avançou nos índices de adesão aos treinamentos de segurança cibernética.

gov corperativa/tec info - blocks

89%

dos colaboradores diretos foram treinados

40%

dos colaboradores indiretos foram treinados

Adicionalmente, três cursos básicos foram criados e disponibilizados no Portal ENK para qualificar colaboradores do time de Automação. A partir de agora, a capacitação passa a ser obrigatória para novos profissionais dessa área. 

Avanços na infraestrutura 

O início da operação da MP28 exigiu esforços para preparar a infraestrutura industrial e assegurar a conectividade do equipamento. Para isso, foi necessário, por exemplo, duplicar o tamanho de banda disponível nos escritórios. 

A Klabin já havia iniciado, antes da pandemia da Covid-19, um importante movimento de migração de dados para nuvem e deu continuidade ao processo com o passar do tempo. A iniciativa, fundamental para sustentar a Companhia durante o período de trabalho remoto, permitiu avanços de mobilidade e conectividade em diversos projetos.  

Projetos

Em 2023, a Klabin iniciou ou deu continuidade a iniciativas importantes de melhoria de processos relacionados à Tecnologia da Informação: 

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Projeto Smart

A iniciativa visa à revisão dos processos da Companhia, com olhar de simplificação e padronização em busca de eficiência operacional, com base na plataforma tecnológica SAP S/4Hana. A jornada inclui a transição para uma abordagem mais analítica, com foco em melhores práticas de mercado e customização para alcançar vantagens competitivas. 

No primeiro semestre de 2023, foram identificadas oportunidades de negócio e melhorias que pudessem suportar o projeto. Agora, a equipe de especialistas se concentra em entregar a base que apoiará o crescimento da Klabin na próxima década. A previsão é que o novo sistema comece a ser usado em 2025. 

Projeto K2

Consiste na implantação de um reconhecido software do mercado de papelão ondulado, o Kiwiplan. Ele contribui para o aumento de produtividade, a redução de desperdícios e a melhoria na pontualidade de entrega ao cliente. Além disso, o sistema permite o acompanhamento em tempo integral dos pedidos, bem como a revisão e a padronização dos processos nas fábricas de embalagens.  

O software foi implementado no final de 2022 na Unidade Piracicaba (SP) e, em 2023, passou a ser usado também em Jundiaí Distrito Industrial (SP) e em Betim (MG). Agora, os resultados em todas as fábricas estão sendo avaliados. A expectativa é que o Projeto Figueira também comece a operar com o sistema implementado. 

Projeto Focus

A iniciativa terceiriza os serviços de commodities da Tecnologia da Informação, como Help Desk e serviços de suporte. A contratação de empresa especialista traz mais diversificação nos modos de atendimento e permite que a equipe de TI se dedique à execução de serviços estratégicos, como projetos de eficiência e expansão. A equipe terceirizada assumiu as funções em dezembro de 2023.  

A busca por eficiência está aliada à governança e à garantia de controles exigidos pela natureza da Companhia. Por isso, toda melhoria implementada considera a transversalidade dos processos e os reais benefícios de sua adoção.  

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