Diversidade
Diversidade na Klabin
A inclusão e a construção de ambientes acolhedores para pessoas de grupos minorizados (mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras e multigeracionais) são tão importantes quanto a contratação delas. Por isso, em 2023, a gestão do tema diversidade teve o olhar direcionado para a intencionalidade, com foco na capacitação das lideranças para seguirem com essa jornada.
A Companhia inseriu módulos específicos de Diversidade na trilha de desenvolvimento dos programas de liderança, capacitando quase 500 profissionais. Como organização associada ao Movimento de Empresas pela Equidade Racial (Mover), ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e à Rede Mulher Florestal (pela equidade de gênero), a Klabin também tem contribuído no avanço dessas questões compartilhando estratégias de diversidade com outras empresas e apoiando ações de inclusão e conscientização.
Dois dos principais indicadores relacionados ao tema registraram evolução em 2023: mulheres na liderança (de 23,4%, em 2022, para 25%) e negros no quadro de colaboradores (de 35,4%, em 2002, para 39,9%). Segundo o último censo do IBGE, pessoas negras representam 56,1% da população brasileira.
Colaboradores por raça e etnia*
Mais de 3.300
pessoas participaram de treinamentos e boas conversas sobre diversidade em toda a Klabin.
477
colaboradores foram contemplados com as bolsas de inglês do Mover, direcionadas aos colaboradores negros.
Mais de 60
treinamentos e conversas foram realizados, incluindo momentos exclusivos para lideranças.
Mais de 180
publicações internas e externas foram feitas para conscientização sobre o tema e divulgação das ações.
Governança da diversidade
As diretrizes da Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade expressam os compromissos da Companhia com a oferta de oportunidade para todas as pessoas, em um ambiente de trabalho inclusivo. O tema também é recorrente na agenda da alta gestão executiva. Em 2023, a Klabin promoveu a revisão da estratégia de governança da diversidade, tendo elaborado, com base no diagnóstico feito por instituição externa e em análise comparativa do mercado, uma matriz de maturidade no tema, na qual se posiciona entre o segundo e o terceiro nível, em uma escala de quatro níveis. Em 2024, entra em vigor a nova estrutura de governança da diversidade, que, nos próximos anos, norteará as ações da Companhia relativas ao tema.