Estrutura
Sinergia para uma boa gestão
Embora seja um termo usado com bastante frequência e em variados contextos nos últimos anos, governança corporativa é tema tratado com a devida relevância pela Klabin, de longa data, e é pauta constante em interações com investidores, administradores e demais stakeholders. De forma resumida, governança corporativa é o sistema composto por um conjunto de normas que rege as relações entre colaboradores, administradores e investidores e visa a prover um ambiente que lhes permite cumprir os seus respectivos deveres e perseguir os objetivos da Companhia com a devida diligência que suas posições exigem.
A Assembleia Geral de Acionistas é a instância máxima de decisão da Klabin. A seguir, estão detalhados os outros órgãos de governança da Companhia e seus respectivos papéis.
Composição dos Conselhos e Comitês
Alberto Klabin, Amanda Klabin Tkacz, Amaury Guilherme Bier, Celso Lafer, Francisco Lafer Pati, Horacio Lafer Piva, Isabella Saboya de Albuquerque, Lilia Klabin Levine, Marcelo Mesquita de Siqueira Filho, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha, Paulo Sergio Coutinho Galvão Filho, Roberto Diniz Junqueira Neto, Roberto Luiz Leme Klabin, Vera Lafer e Wolff Klabin
Célio de Melo Almada Neto, Igor Lima, Pedro Guilherme Zan, Sergio Ladeira Furquim Werneck Filho e Tomas Junqueira de Camargo
Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas
Amaury Guilherme Bier
João Adamo Junior
Luis Eduardo Pereira de Carvalho
Comitê de Pessoas e Cultura
Amanda Klabin Tkacz
Francisco Amaury Olsen
Marcelo Bertini de Rezende Barbosa
Comitê de Sustentabilidade
Maria Eugênia Lafer Galvão
Paulo Roberto Petterle
Roberto Luiz Leme Klabin
Deliberações do Conselho de Administração
Entre as deliberações de destaque do Conselho de Administração em 2023, estão as seguintes:
-
Aquisição de sociedades que operam ativos florestais, máquinas e equipamentos da Arauco no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo, com o investimento de US$ 1,160 bilhão;
-
Aprovação de contrato de empréstimo sindicalizado de US$ 595 milhões. Os recursos serão destinados para os negócios ordinários da Companhia.
Comitês em ação
Ao longo do ano, os Comitês de Assessoramento trabalharam para apoiar a gestão de diversos temas:
Comitê |
Quantidade de reuniões em 2023 |
Tópicos abordados |
---|---|---|
Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas |
19 |
• Contração e destituição de auditores independentes • Informações Trimestrais • Controles Internos • Auditoria Interna • Compliance • Política de Riscos • Política de Partes Relacionadas • Política de Hedge • Riscos ASG |
Comitê de Pessoas e Cultura |
16 |
• Políticas de Gestão de Talentos • Estrutura Organizacional • Sucessão • Cultura • Remuneração dos Diretores • Programa de Remuneração Variável • Pesquisa de Remuneração da Diretoria • Acompanhamento das Metas Corporativas |
Comitê de Sustentabilidade |
9 |
• Acompanhamento de temas de sustentabilidade, com ênfase em responsabilidade ambiental e social, tais como programas sociais, economia circular, projetos de crédito de carbono, biodiversidade, áreas de estresse hídrico • Indicadores de Sustentabilidade • Metas de redução de carbono • Relatórios relacionados ao tema de sustentabilidade • Resultados de avaliação de Responsabilidade Social Empresarial na Cadeia de Fornecimento |