Destaques ASG
Klabin em números
Operação com
23
fábricas no Brasil e uma na Argentina
Mais de
17.000
colaboradores
Capacidade anual de produção de
3M
de toneladas de papel
Capacidade anual de produção de
1,6 M
de toneladas de celulose
751 mil
hectares de área total, sendo 42% de matas nativas conservadas
941
espécies de fauna identificadas e 2.013 espécies de flora identificadas
92,6%
energia renovável na matriz energética de combustíveis.
72%
do total da energia elétrica consumida são autogeradas pela Companhia.
-
R$ 1,4 bilhão em proventos distribuídos, um rendimento de dividendos de 5,8%, comprovando a capacidade de geração de valor aos acionistas.
-
Redução de 5% no volume de despesas gerais e administrativas em relação a 2022, reflexo das iniciativas de redução de custo fixo e ganhos de eficiência.
-
R$ 3.133 de custo caixa unitário total por tonelada, mesmo patamar de 2022, refletindo os esforços da Klabin na busca por eficiência ao longo do ano.
Em 2023, teve início a segunda fase do Projeto Puma II, em Ortigueira (PR), com a partida da máquina de papel-cartão MP28 que, com a MP27, marca a bem-sucedida implementação do Projeto Puma II, maior investimento da história da Klabin.
Dow Jones
4º ano consecutivo na carteira Global e 3º ano na carteira de Mercados Emergentes do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Triple A List
Única empresa da América Latina a atingir a pontuação máxima em três indicadores avaliados pelo CDP: Mudanças Climáticas, Água e Florestas.
ISE B3
11º ano consecutivo presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
TOP 5%
Incluída no top 5% empresas mais bem avaliadas do mundo em práticas ASG no The Sustainability Yearbook, segundo a S&P Global.
EcoVadis
A Klabin está, pelo segundo ano consecutivo, entre 1% de fornecedores bem avaliados em sistemas de gestão e sustentabilidade, conquistando a categoria Platinum pela EcoVadis.
Mudanças do clima e gestão de emissões
Com o lançamento do Plano de Transição Climática, em 2023, a Klabin torna pública sua estratégia de mitigação e de adaptação climática. O documento resume a gestão do tema na Companhia e suas iniciativas para atingir as metas de descarbonização. Conheça o Plano aqui.
Uma das frentes de ação é o uso de tecnologias de baixo carbono, a exemplo da planta de gaseificação de biomassa, instalada na Unidade Puma, em Ortigueira (PR). A tecnologia, que permite a substituição do uso de combustível fóssil pelo syngas (gás gerado a partir de biomassa de madeira), resultou em cerca de 56 mil toneladas de CO2eq evitadas durante a operação em 2023.
Em 2023, a Klabin concluiu o mapeamento e cálculo das emissões de GEE de todas as categorias do escopo 3 relevantes para o seu negócio.
O trabalho foi fundamental para a submissão de uma nova meta à SBTi, alinhada à trajetória NetZero, considerando uma redução de, no mínimo, 90% das emissões absolutas dos escopos 1, 2 e 3 até 2050.
A Companhia submeteu também uma atualização da meta de curto prazo, até 2030, considerando uma redução de 42% das emissões absolutas de escopos 1, 2 e 3 até 2030, tendo 2022 como ano base.
A metodologia de manejo florestal com foco em segurança hídrica territorial, implantada pela Klabin de forma pioneira no setor, busca contribuir para a proteção de microbacias hidrográficas e segurança hídrica das comunidades presentes no entorno das unidades florestais.
Tendo a gestão dos recursos hídricos como um desafio permanente para as operações florestais e industriais, principalmente em regiões de estresse hídrico, a Klabin vem estudando metodologias para quantificar os impactos positivos da gestão sobre os recursos hídricos na preservação de florestas nativas e na qualidade da água nas microbacias.
97,3%
das operações de colheita florestal sob o manejo com segurança hídrica.
74%
das localidades com iniciativas para aumento da segurança hídrica.
Gestão de resíduos
Com a meta de zerar a destinação de resíduos industriais para aterros até 2030, a Klabin vem trabalhando para ampliar a circularidade nos processos, com base no consumo inteligente dos recursos naturais e no uso de tecnologia, com o propósito de gerar valor a toda a cadeia produtiva.
Em 2023, a Klabin estruturou umo procedimento de circularidade para auxiliar a tomada de decisões sobre projetos de economia circular que representem oportunidades para a Companhia e para toda a cadeia de valor.
Índice de
99,3%
de reaproveitamento de resíduos industriais foi alcançado em 2023.
Linha de
pesquisa
da Klabin específica busca soluções para transformar outros resíduos em insumos.
Biodiversidade
-
Em 2023, a Klabin iniciou a elaboração de seu Plano de Conservação da Biodiversidade, com objetivo de garantir que os impactos de suas atividades sobre a biodiversidade sejam compensados ou superados por medidas de prevenção e mitigação.
-
As iniciativas devem ser direcionadas para a restauração de áreas afetadas, melhora da qualidade da vegetação nativa e compensação dos impactos residuais para evitar perdas permanentes.
-
Dessa forma, a Companhia espera ampliar a geração de impacto líquido positivo sobre a biodiversidade até 2050.
Compromisso com o desenvolvimento local
Pelo segundo ano consecutivo, a Klabin superou o indicador meta da pesquisa (80%), alcançando 81,4% de aceitação nas comunidades onde atua. O indicador contempla a média dos resultados das operações no Paraná, em Santa Catarina, em Angatuba (SP), em Rio Negro (PR), em Paranaguá (PR) e em Goiana (PE).
O Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis promoveu a primeira pesquisa de avaliação com produtores rurais beneficiados pela iniciativa de agricultura familiar que a Klabin desenvolve desde 2015, em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) e o Sebrae.
850 propriedades rurais
foram atendidas desde o início do programa, há oito anos, com a doação de mais de 377 mil mudas nativas.
92,9%
dos entrevistados avaliam positivamente o programa.
Gestão de pessoas
Dois dos principais indicadores relacionados à diversidade registraram evolução em 2023: 25% de mulheres na liderança ante 23,4%, em 2022, e 39,9% de negros no quadro de colaboradores; em 2022, eram 35,4%. Segundo o último censo do IBGE, pessoas negras representam 56,1% da população brasileira.
A Escola de Negócios Klabin (Portal ENK) é uma importante ferramenta para a contínua formação dos profissionais, que prioriza as necessidades de desenvolvimento individual de cada colaborador.
Mais de
3 mil
colaboradores acessaram o Portal ENK em 2023.
Mais de
200
novos cursos foram disponibilizados na plataforma.
Governança
O planejamento estratégico de 2023 foi elaborado com a participação ampla e efetiva da Diretoria e do Conselho de Administração. Para que o projeto final tivesse uma visão sistêmica do contexto e das necessidades da Companhia, foram feitas inclusive entrevistas individuais com os diretores e conselheiros, entre outras iniciativas. Essa metodologia fortaleceu a gestão e permitiu definir diretrizes alinhadas ao momento da Klabin e ao que se espera da Companhia em um futuro próximo.
O Programa de Integridade da Klabin segue em evolução, dando continuidade a projetos e instrumentos que buscam fortalecer boas práticas e sedimentar a cultura de integridade. O objetivo é engajar os colaboradores e evoluir constantemente nas pautas ligadas ao tema.
A evolução da cultura de integridade é refletida no alcance da nota máxima da Companhia na categoria Business Ethics do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. O comprometimento da Klabin com o tema proporcionou a melhora gradual da nota ao longo dos anos, posicionando-a como referência no mercado.