Ao dispor de profissional dedicada à participação em fóruns de sustentabilidade, a Klabin se destaca na intensidade e na profundidade com que contribui em debates relevantes para o negócio e para o planeta, o que acaba sendo um benefício para o setor florestal como um todo. A premissa de atuação do Conselho do FSC é pautada pelo interesse em promover discussões inclusivas e assegurar que o sistema de certificação do manejo florestal continue consistente, além de aproveitarmos o ambiente de diálogo com múltiplas partes interessadas como forma ajudar o setor a continuar evoluindo.
Base florestal
Integração e eficiência da base florestal
As atividades florestais são o ponto de partida para assegurar a competitividade e as rotas de crescimento da Klabin. Para alavancar o modelo altamente integrado entre os negócios da Companhia, a Unidade Florestal passou por reestruturações e consolidou seu planejamento a longo prazo. Entre os principais objetivos, estava o de intensificar a conexão com a operação industrial. Além disso, houve um trabalho minucioso de gestão, responsável por traçar planos de ação para aprimorar a eficiência operacional no campo e na chegada da madeira às fábricas.
Viveiro da Klabin do Paraná, com floresta de eucalipto ao fundo
Gestão responsável das florestas
Em 2023, Maurem Kayna Lima Alves, consultora de Sustentabilidade da Klabin, foi eleita para integrar o Conselho Diretor do FSC Internacional. Ela entrou para um grupo seleto, de apenas 12 membros, para representar perspectivas da câmara econômica do Sul Global na gestão responsável das florestas. No ciclo anterior, de 2020 a 2023, Ivone Namikawa, consultora de Sustentabilidade da Klabin, já havia ocupado essa mesma posição.
Ao disponibilizar seus profissionais para contribuir ativamente na gestão e no direcionamento de uma organização global comprometida com o manejo florestal responsável, a Companhia confirma seu protagonismo como uma das empresas que são referência no setor florestal.
25 anos de certificação florestal
Em 2023, a Klabin também celebrou 25 anos da conquista da primeira certificação FSC®. A Companhia foi a primeira do setor de celulose e papel do Hemisfério Sul a obter o selo socioambiental. A certificação atesta as melhores práticas de manejo florestal e é um indispensável pré-requisito comercial nos segmentos de papéis e de embalagens.
Regulamentação EUDR
O Regulamento Livre de Desmatamento da União Europeia, na tradução livre, é a legislação que proíbe a importação e o comércio, no bloco europeu, de produtos derivados de algumas commodities — gado, soja, palma de dendê (oil palm), café, cacau, madeira e borracha — provenientes de áreas de floresta desmatadas após 31 de dezembro de 2020.
VER GLOSSÁRIOOs números da Florestal
751mil
hectares de área total
374 mil
hectares de áreas produtivas*
42%
de área conservadas
155
árvores plantadas por minuto**
*As áreas produtivas são compostas de áreas plantadas com florestas de pínus ou eucalipto e também daquelas que estão em operação de colheita, de transporte e de plantio.
**O número considera as florestas da Klabin em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina.
Serviços de manutenção nas estradas florestais
As estradas que serão utilizadas nos processos de colheita e no transporte de madeira e replantio são preparadas pela Klabin. Para isso, a Companhia realiza a mineração de alguns materiais, como cascalho, saibro ou rocha, que são utilizados para revestimento e manutenção dos leitos dessas estradas. A manutenção das vias possibilita o transporte de insumos das operações da Companhia, além de trazer benefícios para as comunidades, tornando as estruturas mais seguras.
Processos, equipamentos, sistemas e recursos que têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2).
VER GLOSSÁRIO