Saúde e segurança do trabalho
Promoção da saúde
Por meio do programa Viver Bem, a Klabin incentiva o cuidado integral e preventivo para os colaboradores e seus familiares. Eles recebem suporte para a melhoria do estilo de vida, para a promoção da saúde e do bem-estar e para garantir mais qualidade de vida no ambiente de trabalho, contribuindo para uma cultura de cuidado e para um futuro mais seguro e sustentável.
As ações do programa estão baseadas em quatro pilares: saúde física, saúde mental e emocional, saúde financeira e saúde social.
Licença parental
A Klabin oferece a licença parental a todos os colaboradores, sem discriminação de gênero, de orientação sexual ou de qualquer outro tipo, aplicada também para os casos de adoção. São 20 dias de licença-paternidade e 180 dias de licença-maternidade. A Companhia integra o Programa Empresa Cidadã, do Governo Federal.
Em 2023, 805 colaboradores usufruíram do benefício. As taxas de retenção, que representam a manutenção desses colaboradores na Companhia por, no mínimo, 12 meses após o retorno ao trabalho, foram de 74% e de 88%, respectivamente, entre homens e mulheres. Esses indicadores são importantes referências para a gestão de pessoas na Klabin.
Segurança do trabalho
Em um ano desafiador, especialmente tendo em vista a meta de sua Agenda 2030 de zerar vidas mudadas de colaboradores próprios e contratados, a Klabin reforçou as iniciativas com foco na evolução do gerenciamento de riscos e da cultura de segurança.
O trabalho desenvolvido no período visou ao fortalecimento do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), em alinhamento com a norma internacional ISO 45001, por meio da melhoria contínua de procedimentos, sistemas, ferramentas e capacitações.
A disseminação da Política de Proteção à Vida, lançada em 2022, tem sido importante direcionador na busca da maturidade da cultura de segurança na Companhia. O documento apresenta valores inegociáveis e o desempenho esperado de todos em segurança, fornecendo respaldo para decisões seguras.
Política de Proteção à Vida tem direcionamentos em três frentes: atitude pela vida, conduta insegura e reconhecimento.
Entre junho de 2022 e dezembro de 2023, foram realizados, na Klabin, 203 fóruns sobre atitudes pela vida e mais de 600 ações de melhoria do gerenciamento de riscos.
Indicadores
A gestão dos indicadores de segurança considera a relação entre as taxas de acidentes e a capacidade da Companhia de gerenciar os riscos na rotina. Em 2023, a Klabin registrou, com pesar, seis vidas mudadas, sendo quatro fatalidades.
Nesse cenário, foram reforçadas diversas iniciativas na Companhia:
-
Metodologia de avaliação de riscos e oportunidades em relação à segregação “pessoas versus equipamentos móveis”;
-
Segurança de processo: sequência das ações para atuação na prevenção, na mitigação, na resposta e na restauração de liberação não intencional de energia relacionada a processos;
-
Continuidade do projeto que objetiva o aprimoramento da sistemática de bloqueio de energia, para reforço da cultura e disciplina de operação nesse tipo de atividade.
Outros indicadores apontam que os reforços contínuos no gerenciamento de riscos relacionados à segurança têm trazido bons resultados. A taxa de frequência geral, que considera os acidentes com afastamento e sem afastamento, ficou em 2,92 em 2023, o melhor índice dos últimos cinco anos na Companhia.
Com destaque para indicadores preventivos, todas as operações da Klabin deram continuidade e reforço constante ao gerenciamento dos riscos críticos por meio de todas as nossas ferramentas de gestão, como procedimentos, relatos de segurança e auditorias dos relatos de segurança, os RACs. A Companhia faz auditorias dos RACs em todas as operações e, a partir de 2024, haverá também a verificação nas operações de celulose, embalagens, papéis e florestal.
Iniciativas em destaque
-
Implementação da área de Segurança Viária na Unidade Florestal, que confere aprofundamento na gestão de dados de tecnologia embarcada e cultura de segurança no trânsito;
-
Início da trilha de desenvolvimento do time de Segurança, contemplando os aspectos técnicos e comportamentais por meio de treinamentos e workshops;
-
Disponibilização de treinamentos teórico e prático de Direção Segura;
-
Padronização de um programa único de reconhecimento em segurança para toda a Companhia, alinhado à Política de Proteção à Vida, com implantação prevista para 2024;
-
Consolidação da estruturação das reuniões de abrangências, fóruns em que são avaliadas as ocorrências e discutidos planos de melhoria em segurança para as unidades;
-
Análises continuadas para identificar eventuais vulnerabilidades;
-
Padronização do Sistema de Resposta à Emergência, a fim de garantir rastreamento, disponibilidade, eficácia e agilidade na Gestão de Emergências.