Desenvolvimento florestal
Desenvolvimento florestal
Qualidade e produtividade florestal
Os clones de eucalipto, desenvolvidos pela área de P&D, estão entre os principais impulsionadores da elevação da produtividade florestal. Em 2023, a área recomendou seis novos clones de eucalipto para plantio, três dos quais destinados ao Paraná e os outros três a Santa Catarina. Todos eles, além de mais produtivos em volume, apresentaram qualidade da madeira superior à dos plantados anteriormente.
Com relação ao gênero pínus, nove famílias de crescimento superior foram recomendadas para integrar o programa de propagação vegetativa da Companhia. Essa técnica de produção de pínus, chamada de propagação vegetativa, passou a integrar a rotina operacional no viveiro Klabin em 2023, permitindo potencializar a produtividade desse gênero por meio da propagação/replicação somente dos melhores indivíduos (mais produtivos). Um processo para o desenvolvimento de novos fornecedores para atuar com a propagação vegetativa também foi implementado em 2023, possibilitando, assim, aumento da utilização de mudas superiores no programa de plantio anual de pínus.
A rede experimental foi ampliada em 2023, com mais de 500 novos materiais genéticos de pínus e mais de 750 clones de eucalipto, que passam a abastecer os programas de melhoramento genético, com a entrega de clones superiores para os plantios comerciais previstos nos próximos anos.
No programa estratégico de qualidade da madeira, foram avaliados mais de 80 novos materiais genéticos, que serão utilizados na atual e na futura base florestal de pínus e de eucalipto nos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo.
A aquisição dos ativos florestais da Arauco foi precedida de criteriosa avaliação da aptidão produtiva das áreas, que auxiliou todas as análises preliminares. Os projetos de melhoramento genético da Companhia serão incorporados à base de pesquisa florestal da Klabin.
Previsão
No total, 66 estações meteorológicas cobrem a base florestal nos três estados e auxiliam o planejamento florestal da Klabin. Desse total, 29 foram instaladas em 2023.
Monitoramento
A rede de monitoramento do ciclo hidrológico nas florestas foi ampliada com a aquisição de sensores que fornecem informações mais precisas para análise.
Governança
O subcomitê de P&D Florestal tem fóruns com diretorias operacionais com objetivo de promover melhoria na eficiência da silvicultura e produtividade das florestas.
Biomassa
Estudos foram ampliados com foco no cálculo da captura e armazenamento de carbono tanto na parte aérea quanto radicular nas florestas da Klabin.