Mudanças do clima
Estratégia de transição climática
Gases de efeito estufa. Esses gases são aqueles que absorvem parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta, em um fenômeno chamado efeito estufa. Dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs), usados em aerossóis e refrigeradores, são exemplos de GEE.
VER GLOSSÁRIOO documento também atende a um critério do CDP, plataforma global de informação a investidores: o da transparência e acesso do Plano de Transição Climática aos stakeholders.
Atingir metas corporativas de zerar as emissões líquidas significa reduzir as emissões de escopo 1, 2 e 3 a zero ou a um nível residual (redução de, no mínimo, 90%), consistente com o alcance de emissões líquidas zero em âmbito global ou setorial em cenários elegíveis de 1,5°C ou caminhos setoriais, e neutralizar quaisquer emissões residuais na data-alvo de emissões líquidas zero e quaisquer emissões de GEE liberadas na atmosfera posteriormente.
Compromisso histórico com o clima
O Plano de Transição Climática em resumo
GOVERNANÇA
Pauta do Conselho de Administração insere temas relacionados às mudanças climáticas. Metas ASG estão atreladas à remuneração variável dos executivos.
GESTÃO DE RISCOS E OPORTUNIDADES
Análise de cenários identifica e valora o impacto dos riscos e oportunidades climáticos no desempenho das operações.
ESTRATÉGIAS PARA RISCOS DE TRANSIÇÃO E RISCOS FÍSICOS
Resiliência e planejamento financeiro são as estratégias da Klabin para gerir os riscos de transição relacionados a alterações regulatórias.
MÉTRICAS E METAS
Inventários de GEE da Klabin são verificados anualmente por empresa terceira independente. Atualização das metas baseadas na ciência considera o cenário de aumento de 1,5°C e a inclusão de novas categorias no escopo 3, com base na relevância dos negócios.
ESTRATÉGIA DE DESCARBONIZAÇÃO
Substituição do consumo dos combustíveis fósseis por combustíveis renováveis nas operações da Companhia. Engajamento dos fornecedores e clientes é parte da estratégia de descarbonização da Klabin, que envolve as emissões de toda a sua cadeia de valor.
Tecnologias de baixo carbono
Processos, equipamentos, sistemas e recursos que têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2).
VER GLOSSÁRIOToda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia.
VER GLOSSÁRIODióxido de carbono equivalente, que é a unidade de conversão de todos os gases de efeito estufa (GEE) em termos equivalentes à quantidade de CO2, considerando seu potencial de aquecimento do planeta. É o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de GEE pelo seu potencial de aquecimento global.
VER GLOSSÁRIO
Veja mais em:
Os principais desafios
-
A nova meta de redução de emissões submetida à SBTi traz como desafio a necessidade de reduzir 42% das emissões absolutas dos escopos 1, 2 e 3 até 2030, tendo o ano de 2022 como base.
-
O compromisso de limitar o aumento da temperatura da Terra em 1,5oC, ao qual a Klabin aderiu, é desafiador, considerando que, desde o período pré-industrial, já houve elevação de 1,1oC. (Fonte: IPCC)
-
A Klabin assume o compromisso de promover revisões de suas metas, bastante desafiadoras, sempre que, considerando sua estratégia de crescimento, um projeto tiver potencial de aumentar significativamente as emissões de GEE
-
Engajamento e desenvolvimento dos fornecedores e clientes relevantes no plano de redução de emissões de GEE na cadeia da valor da Companhia.